Nossa Missão e Visão

Diante das urgentes crises ambientais que o mundo enfrenta, múltiplas soluções são necessárias: tecnológicas, políticas, econômicas, éticas e comportamentais.

 

Missão

Bem-vindo ao Projeto Shabat Verde! Nosso foco principal é a educação e a incidência pública. Nossa missão é desencadear um movimento massivo para observar um dia de descanso semanal — shabat, sabá, um shabat verde ou um Dia da Terra semanal — no qual o impacto sobre o meio ambiente seja minimizado tanto quanto possível. Visualizamos indivíduos e grupos escolhendo o dia que é mais significativo para eles. Embora inspirado por fontes religiosas antigas, o shabat verde é uma prática ritual autoconsciente remodelada que visa abordar as realidades atuais. Ao ser abraçado por indivíduos e comunidades, pode ou não estar conectado à religião organizada ou a Deus.

Nosso site apresenta leituras, liturgia de várias fontes, gráficos para campanhas promocionais disponíveis para o seu uso, sugestões de atividades de shabat, um calendário global de reuniões locais de shabat (verde) e links de ação relacionados a campanhas e organizações etc. Nossos materiais e eventos abrangem uma gama de abordagens: religiosas, espirituais, panteístas, agnósticas e materialistas.

Visão

A natureza multidimensional de nossas crises ambientais exige respostas holísticas. Acreditamos que nossos dias de shabat devem se tornar um tempo para evitar ativamente o vandalismo ambiental, um tempo para reflexão programática, congregacional e individual sobre como estamos destruindo a criação. Queremos que os shabats verdes sejam um ritual radical dentro do qual possamos digerir novamente as advertências dos profetas bíblicos contra a corrupção dos ricos e poderosos, a opressão dos pobres e a busca egocêntrica de prazeres míopes, entendendo a relevância dessas advertências para a devastação ecológica causada pelo hipercapitalismo. O shabat devidamente praticado oferece um investimento semanal na família e na comunidade local, uma pausa semanal da fantasia econômica suicida de crescimento infinito, um desinvestimento semanal dos combustíveis fósseis, um momento semanal de refaunação. Como nos lembra Greta Thunberg, já sabemos quais são as soluções para nossas crises ambientais. Os shabats verdes fornecem uma estufa semanal recorrente para incubar a consciência coletiva e a força de vontade necessária - as mais recentes energias renováveis ​​- para tornar as soluções uma realidade. O shabat verde será um modelo para o mundo ecologicamente saudável que está por vir e sua antecipação.